Lábrea- Amazonas

Localizada no Sul do Amazonas, Lábrea é uma cidade de 43 mil habitantes distante cerca de 100 km de Humaitá-AM, na BR 230, 300 km de Porto Velho-RO, via BRs 230 e 319 e via aérea, e 700 km de Manaus-AM, capital do Estado, por via fluvial e aérea.Produto Interno Bruto (PIB) de Lábrea é um dos maiores do Amazonas. A agropecuária é quem mais contribui para a economia do município.


Localização de Lábrea

É conhecida por ser ponto final da BR 230, conhecida como Rodovia Transamazônica, e apresenta intenso crescimento demográfico, principalmente na parte Sul do Município.

Anualmente é realizada a Festa do Sol, atraindo muitos turistas para a localidade, em especial para aproveitarem as praias.



Praça da Catedral 
Resultado de imagem para Lábrea amazonas

Imagem relacionada

O município de Lábrea, no sul do Amazonas, é exemplo da complexa situação agráriano Norte do País. A falta de regularização fundiária e a ausência do Estado abrem espaço para conflitos entre desmatadores ilegais, grileiros e produtores rurais regulares. Muitas das disputas são “resolvidas” por pistoleiros, o que faz Lábrea integrar o triste triângulo do “faroeste amazônico”, ao lado de Canutama e Manicoré.
A delicada situação faz uma pressão particular sobre os indígenas do município, pertencentes a quatro etnias diferentes, espalhadas em cerca de 70 aldeias. “Há invasão de todos os lados, por caça, pesca, madeira, pedras preciosas. Aqui é uma área demarcada e homologada, mas quem fiscaliza isso?”
Outro problema grave é o preconceito por parte dos não indígenas. “Há muitos conflitos porque os povos indígenas ainda são muito discriminados.

Principais festas da cidade

  • Aniversário da cidade (7 de março)
  • Festas Juninas
  • Festa do SOL (a principal)
  • Festa da Padroeira N. Sra. de Nazaré

Resultado de imagem para Lábrea amazonas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santa Maria Madalena-RJ

Garanhuns-Pernanbuco