Santa Maria Madalena-RJ


Santa Maria Madalena- Rio de Janeiro


Não poderia começar sem apresentar a minha Cidade Natal.
Está localizada na Região serrana do Estado do Rio, numa distância de 223 km da Cidade do Rio de Janeiro. Repleta de beleza e atrativos naturais, a cidade de Santa Maria Madalena é "bonita por natureza". 




Com o  3º melhor clima do Brasil,cachoeiras,paisagens incríveis,lugar aconchegante," Terra de Dercy Gonçalves ",índice de violência baixíssimo é uma tipica cidade do interior .
Lugar tranquilo,população pequena com menos de 10 mil habitantes e traz com sigo uma Paz. É o lugar perfeito para descansar e passear com a família  pelas ruas,pontos turístico, restaurantes, ecoturismo e conhecer a história local. 
É conhecida pelo Carnaval que atrai multidões de todo Brasil para curtir um local mais tranquilo sem violência e ainda de brinde tem uma linda paisagem.

Igreja Matriz

Imagem relacionada  Calçada da Fama
                                                                                                           Homenagem a Dercy Gonçalves

A cidade possui 6 Distritos e uma História em sua formação que traz o Nome que ela possui hoje. É muito interessante observar que atrás da formação de uma Cidade,um Estado,uma família,etc. tem uma história que muitas vezes é esquecida e não é transmitida e é onde tudo começou. 

Vamos conhecer um pouco de sua história.

Em 1840 por ali passava o português Manoel Teixeira Portugal. Logo depois, se estabeleceu no local o mateiro José Vicente, que ali chegou em perseguição a negros fugitivos e armou um rancho no mesmo local do antecessor.
Segundo a lenda, as referidas terras foram cedidas em troca de uma espingarda de fabricação suíça ao padre Francisco Xavier Frouthé, que doou parte delas para edificação de uma capela em homenagem a Santa Maria Madalena, em cumprimento de promessa.
Devido aos pântanos cheios de barro branco, os viajantes que demandavam a estrada Cantagalo-Macaé, davam ao local o nome de Tabatinga, que foi a primeira denominação do Arraial do Santíssimo, atual cidade de Santa Maria Madalena.
A elevação à categoria de freguesia se deu em 1855 e à de vila em 1861, desmembrada do termo de Cantagalo e tendo anexadas a si as freguesias de São Francisco de Paula e São Sebastião do Alto. Destacou-se na luta pela elevação a município o coronel Braz Fernandes Carneiro Viana, cunhado do Duque de Caxias. Santa Maria Madalena passou à categoria de cidade em 1890.
Quem vier a Cidade e quiser saber mais da sua história venha a Tradicional Casa da Cultura que possui um grande acervo da história do município, Conta a história de artistas locais e lindos poemas de poetas da Cidades.



Venha conhecer Santa Maria Madalena!


                                    






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lábrea- Amazonas

Garanhuns-Pernanbuco